SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE AVALIA PROJETOS SOCIAIS PARA O AM

A Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Presidência da República, vai avaliar a implementação e ampliação de projetos sociais e esportivos voltados aos adolescentes e jovens do Amazonas, entre eles o “Programa ID Jovem”. A demanda foi levada a Brasília pelo deputado federal Gedeão Amorim (MDB) nesta semana, durante reunião com o secretário nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, e o presidente da Juventude do MDB, no Amazonas, Thiago Coelho.

“Precisamos de recursos para disseminar esses programas para os jovens do nosso Estado. O ID Jovem é fantástico, além de oferecer meia entrada em diversos eventos, ele permite inclusive desconto ou até mesmo gratuidade em viagens interestaduais e, no Amazonas, a locomoção diária de jovens do interior para a capital é muito comum”, destaca Gedeão.

Para Thiago, as lutas pelas melhorias da juventude devem ser permanentes e precisa estar sempre avançando no Estado, pois, o Amazonas se encontra com alto índice no mapa de vulnerabilidade juvenil.  “O deputado traz para Brasília uma série pautas a favor da juventude e vamos está trabalhando alinhados nisso. Nossa expectativa é melhorar o investimento e buscar mais parcerias para a implantação de outros projetos em Manaus e no interior do Amazonas”, afirma.

ID Jovem

O ID Jovem é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos em viagens interestaduais aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Segundo o mobilizador Estadual do programa ID Jovem no Amazonas, Fernando Moreira Neto, já são mais de 400 mil jovens cadastrados no programa no Estado e o objetivo é selar uma parceria com o Governo no Estado para propagar ainda mais o benefício.

“Nossa expectativa é que possamos fazer uma parceria com o Governo do Amazonas e assim, a gente consiga disseminar o ID Jovem em todo o Estado, sem dificuldade de logística, que hoje, é nosso maior empecilho”, afirma Fernando.

Fernando também destaca que os jovens que possuem o documento “ID Jovem” tem isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como aderir

Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:

Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Aplicativo

Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *