PREFEITURA DE MANAUS ARTICULA PROJETOS JUNTO AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE NAS ÁREAS DE QUALIDADE AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS

Prefeitura de Manaus realiza articulações junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a finalidade de obter apoio a iniciativas voltadas às áreas de qualidade ambiental e recursos hídricos na cidade. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, participou de uma série de reuniões na sede da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, do MMA, em Brasília, ao longo da última segunda-feira, 21/5, com a finalidade de viabilizar apoio às ações de monitoramento da balneabilidade, já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e disposição final, ambientalmente adequada, de Bifenilas Policloradas, óleo usado no setor elétrico para fabricação de equipamentos e de alto teor poluente.

 

A coordenadora geral do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos, Letícia Reis de Carvalho, conforme o secretário Antonio Nelson Júnior, demonstrou interesse em auxiliar a execução de projetos em Manaus nas duas áreas. A reunião contou também com a participação do diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica, Daniel Carvalho de Mendonça. No que diz respeito à balneabilidade, o apoio se dará por meio de instrumentos que possam otimizar o controle e a realização das análises da água dos balneários públicos de Manaus.

 

Hoje, a coleta é feita em 12 pontos da orla da cidade e as amostras são encaminhadas ao laboratório da Vigilância Sanitária para análise. Uma das possibilidades seria o de financiamento para a implantação de um laboratório na Semmas. O trabalho atende à Resolução 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, e tem fundamental importância por verificar se os balneários se encontram na condição apropriada para uso da população.

 

“As coletas são feitas ao longo de cinco semanas seguidas e as amostras precisam ser encaminhadas ao laboratório da DVisa. Ao ponto que se tivéssemos laboratório próprio poderíamos otimizar o acesso aos resultados das análises e a tomada de providências”, afirmou o secretário.

 

Sustentabilidade

 

Antonio Nelson esteve reunido também com os secretários do Governo do Distrito Federal para tratar de projetos ligados à sustentabilidade, que se encontram em fase de testes em Brasília. Participaram do encontro o secretário adjunto de Ciência Tecnologia e Inovação, Marcelo Chubaci, e o subsecretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Danilo Lima.

 

“Tratamos sobre projetos como árvores digitais, lixeiras ecológicas, paradas de ônibus com placas fotovoltaicas e tantos outros que estão sendo formatados pelo Brasil e logo, logo colocaremos em prática em Manaus, compartilhando o universo da tecnologia e ações sustentáveis”, afirmou Antonio Nelson.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *