Blog do Marcell Mota

PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO EM SAÚDE NA ZONA RURAL DE MANAUS

Na busca de ampliar, cada vez mais, os serviços voltados à Atenção Primária na capital, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, reinaugurou a Unidade Básica de Apoio à Estratégia de Saúde da Família e Base de Endemias Miraci de Oliveira, localizada no ramal Cuieiras, no quilometro 15 da BR- 74, na zona rural da cidade.

Totalmente repaginada, a nova unidade vinculada à Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora Auxiliadora, passa a oferecer mais comodidade nos procedimentos preventivos e curativos oferecidos à comunidade.

 

O prefeito foi a cerimônia de reinauguração acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko Ribeiro, do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, e do secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.  Na ocasião, ele lembrou que em sua gestão os números da Atenção Básica de Saúde cresceram.

 

“Essa unidade tem um toque a mais de sensibilidade, porque seus novos serviços irão evitar que os moradores do Cuieiras e de outras comunidades vizinhas precisem buscar atendimento em outras UBSs mais distantes. Contamos com a sensibilidade de médicos, dentistas, enfermeiros e agentes comunitários de saúde para oferecermos um bom atendimento e ampliarmos a cobertura em saúde nessa área”, disse o prefeito.

Dentre as melhorias, o destaque está no novo consultório odontológico com uma sala de esterilização de material. A reforma também garantiu uma copa e cozinha para a equipe, além de uma Base de Controle de Endemias para a realização de exames de diagnóstico e controle de malária, entre outras doenças endêmicas.

 

“Nesse tipo de comunidade até a energia elétrica tem dificuldades de funcionar e não conseguíamos sequer esterilizar o materiais. A mudança foi radical e o espaço foi aumentado. Agora oferecemos uma unidade digna com consultório perfeito, exatamente como manda Anvisa. Continuamos na área rural com atendimento de qualidade”, disse o odontólogo da unidade Rogério Carvalho.

 

Ampliação

A obra de reforma foi além da reestruturação do telhado e a pintura geral. Novos espaços foram construídos sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

 

“Sempre trabalhamos para ampliar nosso atendimento, inclusive na zona rural. Nesse caso, não posso deixar de agradecer ao vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, que disponibilizou o apoio integral da Seminf para propiciar uma nova unidade e, consequentemente, a ampliação dos serviços no Cuieiras”, afirmou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

 

Para a comunidade, a reativação dos atendimentos é uma grande conquista para todos os moradores do ramal. “Isso representa uma melhoria muito grande para a nossa comunidade. Esse posto veio para fazer a diferença e facilitar a nossa vida e dos ribeirinhos”, disse Maria Raimunda Oliveira, moradora e filha da homenageada Miraci de Oliveira, que deu nome a Unidade de Apoio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *