PREFEITO ARTHUR NETO E PRIMEIRA-DAMA ELISABETH VALEIKO PARTICIPAM DA 7ª EDIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS, NA COMUNIDADE DO LIVRAMENTO

A Comunidade Nossa Senhora do Livramento, zona rural de Manaus, recebeu neste domingo (30/4), a 7ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas. Dos 66 grupos indígenas residentes em Manaus e na área metropolitana da capital, 42 enviaram representantes para participar de disputas que incluíram futebol, natação, arco e flecha, zarabatana, peconha, mergulho, cabo de guerra e outros.

Os jogos foram organizados pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). O evento foi aberto, oficialmente, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e pela primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko, durante uma disputa de cabo de guerra. Para o prefeito Arthur, é de fundamental importância a valorização dos povos indígenas, sua cultura e modo de vida, e os jogos interculturais se propõem a este resgate cultural.

Durante o evento, o prefeito Arthur anunciou que a Comunidade Nossa Senhora do Livramento irá receber iluminação a LED e que outras demandas apresentadas pela população serão atendidas conforme a programação da prefeitura.

“Já conversei com o secretário Bernardo (Assayag) e determinei que, assim como ocorre em Manaus, onde estamos instalando LED em diversos bairros, que aqui também a iluminação seja instalada o mais breve possível. Isso, além de embelezar, vai ajudar no reforço da segurança dos moradores da comunidade do Livramento”, disse o prefeito.

Entusiasta do esporte como instrumento para qualidade de vida, a primeira-dama Elisabeth Valeiko “abraçou” a iniciativa da Prefeitura de Manaus e já na chegada à comunidade deixou-se envolver pelos costumes tradicionais indígenas, como a pintura com urucu e prestigiou a uma dança apresentada pelo grupo Dança Cariçu. Em retribuição, ela ganhou colares confeccionados com sementes.

“Incentivar o esporte por si só já é de extrema importância e aliá-lo aos povos indígenas, reconhecendo e respeitando a sua cultura, como o que foi feito aqui nos jogos, nos enche de orgulho, especialmente por ter sido feito na gestão do prefeito Arthur. O prefeito tem se dedicado muito para fazer com que o município como um todo seja contemplado com as políticas públicas adotadas pela gestão, prova disso é que os jogos não foram feitos em Manaus, mas sim na zona rural do município para que eles se sentissem mais a vontade e para que todos nós pudéssemos aprender mais com eles”, falou a primeira-dama.

A comunidade do Livramento é uma das seis que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, é a maior delas e a que está mais próxima de Manaus. Tem forte presença indígena de etnias como a Baré e Dessana, que convivem com as populações caboclas e ribeirinhas.

A RDS fica localizada na confluência do rio Negro com o igarapé Tarumã, numa área de 11.973 hectares, gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Está a 25 minutos de barco da capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *