GOVERNADOR DAVID ALMEIDA LANÇA APLICATIVO DE ACIONAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS

 

O governador David Almeida lançou, nesta terça-feira (26), o Sistema de Aplicativos de Chamada de Emergência (Sace), que aciona online, por meio de smartphone ou tablet, unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O lançamento ocorreu durante a inauguração da Boreo Indústria de Componentes, que se tornou parceira do projeto ao doar os tablets que serão utilizados pela corporação para gerenciar e atender as demandas recebidas a partir do aplicativo.

 

“O Corpo de Bombeiros entrega hoje um aplicativo que vai ajudar ainda mais a população, aliando tecnologia à prestação de serviço”, destacou o governador David Almeida, que recebeu das mãos do presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Bruck Rotenberg, os tabetls que serão usados pelo Corpo de Bombeiros.

 

O Sace é um sistema composto por três aplicativos que se comunicam entre si. O primeiro, “Chamar Emergência”, foi desenvolvido para smartphones e tablets e será disponibilizado para a população realizar a chamada de emergência georreferenciada de forma rápida e eficaz, com a possibilidade de enviar áudio e foto do local para o Centro de Operações.

 

O segundo aplicativo, “Gerenciar Emergência”, será utilizado pela Central que vai filtrar e dimensionar a melhor força operacional a ser empregada, direcionando a equipe mais próxima e mais preparada para atender esse chamado. E, por último, o “Atender Emergência”, que será utilizado pela guarnição acionada que fará uso das coordenadas recebidas para atender a demanda.

 

Eficiência – O Sace foi desenvolvido para melhorar o atendimento dos Bombeiros à população, reduzir o tempo de resposta para as chamadas de urgência e otimizar o trabalho da corporação, de acordo com o idealizador e desenvolvedor do Sistema, capitão Marco Antônio Gama. Outra vantagem é a diminuição do número de trotes, uma vez que o sistema identifica o local exato do solicitante e os dados do seu telefone móvel.

 

“O Sace integra em tempo real os usuários, o Centro de Operações e as viaturas de emergência, com troca de informações essenciais de geolocalização, imagens, áudios, ligação telefônica e mensagens de texto de um acidente, desastre ou outra calamidade que necessite de um atendimento emergencial do Corpo de Bombeiros”, explicou.

 

Disponível em outubro – O aplicativo, segundo o capitão Gama, estará disponível para download a partir de outubro. O cidadão poderá baixar o “App” direto da loja de aplicativos do seu celular.

 

O sistema foi criado por profissionais do CBMAM em trabalho de pesquisa de Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. De acordo com o idealizador, a experiência no atendimento das ocorrências pela corporação foi fundamental para o desenvolvimento do “App”, que estará disponível para usuários do Google Play (Android) e App Store (iOS).

 

Ampliação de mercado – Com capacidade nominal para inserção de 1,1 milhão de componentes por hora, a fábrica Boreo passa a fabricar no Polo Industrial de Manaus (PIM) placas e baterias para computadores e celulares e, com isso, vai atender a Positivo Tecnologia e as marcas que estão debaixo de seu guarda-chuva – Positivo, Quantum e VAIO –, além de estar aberta para demandas do mercado. De imediato, a Boreo vai empregar 270 colaboradores. Instalada em uma área de 8 mil metros quadrados no Distrito Industrial I, a nova fábrica de componentes do PIM chega com um maquinário moderno para atender às necessidades de um setor cada vez mais avançado.

 

“O Amazonas é o porto seguro dos investimentos. O modelo Zona Franca de Manaus é o único que tem resguardado as suas garantias constitucionais e estamos trabalhando para que possamos dar mais oportunidades e melhores condições para que os grupos nacionais e internacionais possam vir aqui e aportar neste modelo de desenvolvimento que se chama Zona Franca de Manaus”, destacou o governador David Almeida.

 

A instalação da Boreo no PIM faz parte do processo de ampliação da atuação da Positivo Tecnologia em Manaus, decisão tomada em 2015 e iniciada com a migração para uma nova unidade fabril, cuja capacidade produtiva atual é de 194 mil PCs e 239 mil smartphones por mês. “Esta é a segunda etapa de nossa ampliação na capital manauara, local com mão de obra qualificada, que nos agrega em potencial para oferecermos equipamentos cada vez mais competitivos e que atendam à demanda dos consumidores brasileiros”, explica o presidente Hélio Bruck Rotenberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *