GOVERNADOR DAVID ALMEIDA AUTORIZA COMPRA DE TERCEIRA MÁQUINA DE HEMODINÂMICA NO HUFM

Ao inaugurar uma segunda máquina de hemodinâmica implantada no Hospital Francisca Mendes, nesta terça-feira, dia 15 de agosto, o governador David Almeida determinou a compra de um terceiro equipamento para o hospital. David também anunciou que pela primeira vez, o interior do estado vai contar com tomógrafos já adquiridos.

 

A máquina de hemodinâmica implantada nesta terça-feira deve começar a funcionar em setembro, assim que a calibragem for concluída e encerrar o treinamento das equipes que irão operar o novo equipamento. Enquanto isso, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) irá fazer o repasse para a compra de mais um equipamento. Quando assumiu o governo, em maio passado, o setor de hemodinâmica do hospital estava parado, com a única máquina em manutenção, que já está em funcionamento.

 

A cada 500 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde, é necessária uma máquina de hemodinâmica para o padrão de bom atendimento  à saúde. “Neste hospital já temos uma sala preparada para receber a terceira máquina de hemodinâmica que vai realizar todos os procedimentos na área cardíaca, neurológica e dentro de poucos meses vamos zerar as filas de espera para atendimentos como o cateterismo que hoje tem 500 agendamentos”.

 

O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), com o funcionamento das duas máquinas, vai redobrar os procedimentos de cateterismo cardíaco adulto e infantil, procedimentos neurológicos, vasculares, ablação e implantação de marca passo, na rede pública de saúde.

 

Os procedimentos e exames hemodinâmicos, no período de maio a julho, alcançaram 158 cateterismo; 73 angioplastia; 63 arteriografia; 73 angioplastia; e 576  eletrofisíologia. Com  o funcionamento da segunda máquina instalada nesta terça-feira, a previsão é de 250 cateterismo por mês e o dobro dos demais procedimentos.

 

O diretor do HUFM, Pedro Elias, destacou as vantagens dos procedimentos hemodinâmicos não invasivos como a arteriografia de membros inferiores que era um problema para os pacientes com diabetes que hoje estão solucionados sem precisar de tratamento com  cirurgias abertas, diminuindo o custo, risco de infecção e ampliando a capacidade de  leitos.

 

O HUFM é o único hospital do norte e nordeste do país que realiza procedimentos hemodinâmicos neurológicos, como o tratamento de aneurisma cerebral pela via endovascular substituindo a operação de craniotomia, abertura do cérebro, segundo o diretor Pedro Elias.

 

O hospital recebeu investimentos de quase R$ 4 milhões do FPS para a compra de insumos e equipamentos referentes aos serviços ambulatoriais, de exames cirúrgicos e hemodinâmicos.

 

O Hospital Universitário Francisca Mendes é referência na área de cardiologia para toda a região Norte do país, atendendo pacientes adulto e infantil. A unidade oferta tanto o atendimento ambulatorial quanto o cirúrgico. O acesso para atendimento no Hospital é feito através do Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg).

 

Tomógrafos no interior

 

A gestão David Almeida será pioneira na realização de serviços de tomografia no interior do Estado. Só existe um tomógrafo em São Gabriel da Cachoeira, dentro dos 62 municípios do Amazonas, por iniciativa pessoal de um deputado cujo filho morreu ao levar uma queda na cidade e não ter o aparelho para tratamento e  aferição cerebral.

 

Os equipamentos estão sendo adquiridos por meio de uma parceria em que empresas privadas vão doar o equipamentos. Segundo David Almeida, quatro tomógrafos já estão em solo brasileiro e nos próximos dias chegam a Manaus para serem deslocados para os municípios de Tabatinga, Humaitá, Coari e o quarto lugar ainda a ser definido. Foram doados por empresas coreana, americana e alemã. A meta é até o final de sua gestão disponibilizar sete tomógrafos para o interior do estado.

 

“Pela primeira vez na história do governo do Amazonas, o interior vai ter tomógrafos. Os amazonenses, conforme localização dos seus municípios, têm de recorrer a estados vizinhos como Rondônia, Acre e a própria capital de Manaus para serem atendidos. Os serviços de tomografia é um marco na saúde do estado”, anunciou o governador David Almeida.

 

FOTOS: Bruno Zanardo

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *