FIEAM E EMBRAPII FECHAM PARCERIA PARA MANUFATURA 4.0

Empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) já podem se candidatar aos recursos incentivados para desenvolvimento de projetos na área de Manufatura 4.0. Nesta quarta-feira (7), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), apresentam os detalhes dessa proposta no evento Manufatura 4.0, na sede da Federação, a partir de 18h.

De acordo com o vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, a digitalização da produção industrial deu origem ao conceito de manufatura avançada, com impactos significativos tanto no desenvolvimento de produtos quanto na forma de fazer negócios. “As empresas que não adotarem essa tecnologia terão muita dificuldade de se manter competitivas e, consequentemente, no mercado”, diz o empresário.

A FIEAM, segundo Nelson Azevedo, acompanha de perto a rapidez com que a tecnologia vem provocando mudanças irreversíveis em todas as áreas de negócio, quebrando paradigmas e criando ameaças ou oportunidades para as empresas que estão atentas a este movimento.

O evento, organizado pela Coordenadoria de Tecnologia e Inovação, da FIEAM, é pautado na participação do diretor de operações da Embrapii Nacional, Carlos Eduardo Pereira, e do diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), unidade Embrapii para a região Norte, Geraldo Feitoza, que vão falar da oportunidade de obtenção de recursos para o desenvolvimento de projetos em manufatura 4.0.       

Para o vice-presidente da FIEAM, o evento busca responder alguns dos desafios que a indústria tem pela frente para começar a incorporar tecnologias digitais de última geração, como a falta de recursos financeiros incentivados e a qualificação da mão de obra. A indústria ainda tem que lidar com outras dificuldades, como a insuficiente infraestrutura de telecomunicações do país, principal entrave ao desenvolvimento de tecnologias digitais.

Ainda na programação, a empresa Salcomp será apresentada como caso de sucesso no desenvolvimento de manufatura 4.0 no PIM. A empresa é uma das primeiras a utilizar os recursos incentivados no parque industrial local.

De acordo com diretor adjunto da Coordenaria de Tecnologia e Inovação da FIEAM, Roberto Garcia, na busca de tecnologias e parceiros locais, a Federação identificou uma ótima oportunidade de obtenção de recursos incentivados via unidade local Embrapii para o desenvolvimento de projetos na área de Manufatura 4.0.

As apresentações no evento, segundo ele, visam dar ciência aos parceiros locais da Indústria, em linhas gerais, do Plano de Trabalho da coordenadoria no apoio a essas mudanças tecnológicas e um detalhamento maior de como aproveitar esta primeira oportunidade de captação de recursos incentivados via Embrapii.

O evento Manufatura 4.0 acontece a partir de 18h, no Auditório da FIEAM, na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *