EMPRESAS TÊM ATÉ O DIA 15 PARA TEREM ACESSO À CONSULTORIA GRATUITA DA FIEAM

 

Micros, pequenas e médias empresas têm até o dia 15 de setembro para se inscrevem no projeto “Rota Global”, que oferecerá consultoria gratuita  em negócios direcionados ao mercado internacional. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O projeto é organizado e gerenciado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN).

Podem participar empresas de todos os setores industriais, com níveis diferentes de experiência no mercado externo. De acordo com Marcelo Lima, gerente do CIN-AM, pelo menos 250 empresas já se cadastraram em todo Brasil e, até o momento, oito empresas do Amazonas aderiram ao projeto. “Nossa expectativa é atender, ao menos, 15 empresas locais. Todas as empresas que se cadastrarem terão seu perfil empresarial diagnosticado e participarão de todas as etapas do projeto.”, explica.

Inicialmente, o  Rota Global  estará disponível em 18 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Projeto

Presente em todas as federações estaduais de indústrias, o projeto   está sendo financiado com R$ 1,2 milhão obtidos junto ao programa AL-Invest,   da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias – não há limite de inscritos. Todos os inscritos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional. 

É possível inscrever negócios de todos os setores e estados para receber atendimento, com prioridade para MPMEs. O serviço oferecido apoiará todo o processo de internacionalização e prevê acompanhamento regular das ações para garantir resultados e indicar correções de rota, caso necessário.

Conforme Marcelo, o projeto prepara as empresas para a internacionalização. “Mesmo que essas indústrias não tenham experiência nenhuma com o mercado internacional ou com exportação, terão a oportunidade de receber esta consultoria e desfrutarão de chances reais de inserção no mercado internacional.”, destacou.

Segunda Etapa

A partir do processo de avaliação, o Rota Global selecionará 200 empresas para a próxima fase, que vai até abril de 2018. Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem. 

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o programa é uma excelente oportunidade para a indústria brasileira estender a participação no mercado internacional, sobretudo as pequenas e médias empresas. “O Rota Global vai considerar a realidade de cada empresa no desenho de estratégia que dê chances reais de inserção no mercado internacional. Além disso, é uma consultoria especializada gratuita.”, afirma.

O AL-Invest é um Programa da Comissão Europeia para fomentar a produtividade e a competitividade de MPMEs, na América Latina como forma de combater a pobreza e a desigualdade social. Na segunda convocatória da quinta edição, foram comtemplados Brasil, Argentina na América Latina e Espanha na União Europeia.

Como participar 

As inscrições para participar do Rota Global estão acontecendo exclusivamente pelo site:http://www.portaldaindustria.com.br/rotaglobal/. Os atendimentos das empresas amazonenses serão feitas pelo CIN-AM. A seleção e a divulgação das empresas participantes serão realizadas conforme calendário: inscrições de 31 de julho a 15 de setembro de 2017; o resultado  sairá em setembro deste ano; o atendimento aos selecionados ocorrerá de setembro de 2017 a abril de 2018; e o monitoramento será a partir de abril de 2018.

Dúvidas  

Em caso de dúvidas, os empresários são orientados a procurar o Centro Internacional de Negócios da Federação de Indústrias do Estado do Amazonas, pelos telefones: (92) 3631-0907 / (92) 3186-6511 ou pelo e-mail cin@fieam.org.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *