DEZEMBRO DE 2017 ESTÁ ENTRE OS MESES MAIS CHUVOSOS DA HISTÓRIA DE MANAUS

Manaus pode ter o segundo dezembro mais chuvoso em 56 anos. A previsão é do Climatempo. Conforme o site especializado, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital amazonense acumulou, do dia 1º até a manhã do dia 25 deste mês, 411 milímetros de precipitação.

Os dados fazem do mês de dezembro deste ano o terceiro mais chuvoso em 11 anos – desde 2007 – e o quarto em volume de precipitação nos últimos 56 anos – a medição começou a ser feita em 1961. E, caso a previsão de mais chuvas para os próximos quatro dias se concretize, este pode ser o segundo dezembro mais chuvoso da história da medição. Sem falar que o volume registrado pelo Climatempo este ano ainda não inclui a chuva de segunda-feira e nem de ontem.

De acordo com o Climatempo, o dezembro mais chuvoso de Manaus em 56 anos de medições foi o do ano passado, quando choveu 518,8 milímetros nos 31 dias do mês. O segundo foi o de 2008, que acumulou 458,1 milímetros de precipitação e o terceiro foi o de 1988, que somou um total de 412,1 milímetros de chuva.

Fim de ano chuvoso

A previsão do Climatempo indica que esta última semana do ano será com períodos de sol e pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite, em toda a região Norte. Há risco de temporais em todos os estados, inclusive no Amazonas, onde deve haver chuva mais frequente e volumosa por causa da influência do sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia.

FONTE: PORTAL ACRITICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *