DE BERMUDA E CAPACETE, PMS TAMBÉM USAM BICICLETAS NO COMBATE AO CRIME EM MANAUS

Um projeto em Manaus usa a bicicleta como instrumento para ajudar a combater crimes, aumentar a sensação de segurança e aproximar polícia e sociedade. Em abril deste ano, a Ciclopatrulha da Polícia Militar (PM) começou a atuar no Complexo Turístico da Ponta Negra com 20 policiais voluntários e 50 bikes doadas por uma empresa. O grupo, que deixou de lado o fardamento tradicional e os veículos motorizados, passou por treinamento específico para assumir as novas atividades e aprender a usar o equipamento de duas rodas como auxiliar durante abordagens. Após quase um semestre, soldados dizem que ganharam mais saúde.

Segundo a Polícia Militar, o novo modelo de patrulhamento ainda não é conhecido por toda a população, mas já causou queda nos casos de roubos e furtos e deve ser ampliado para o Centro da capital amazonense.

“Simplesmente, ficavam surpresos quando viam um policial com bicicleta”, disse o 1º tenente Roberto Vieira, de 33 anos, comandante da Ciclopatrulha da PM.

Para o coordenador de um dos principais grupos de ciclistas da capital, o “Pedala Manaus”, Paulo Aguiar, de 49 anos, a existência de policiais que usam as bikes no trabalho “acaba refletindo na percepção da sociedade em relação ao modal”.

O uso do veículo não motorizado, e menos poluente, também resultou em impactos positivos para os policiais que aceitaram integrar a Ciclopatrulha. Eles afirmam contabilizar benefícios pessoais decorrentes do uso regular das bikes.

“É um estímulo para você mudar sua alimentação e ter uma melhoria da qualidade de vida significativa depois da bicicleta”, revelou o soldado Herman.

O policial decidiu virar esportista e passou a pedalar cerca de 50 km por dia. A distância é resultado da soma do patrulhamento ao período de locomoção entre sua casa e o local de trabalho. Herman incluiu a bike definitivamente na rotina mesmo depois de se deparar com o desrespeito de alguns motoristas durante patrulhamento na Zona Oeste de Manaus.

FONTE: PORTAL G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *