CONCULTURA LANÇA PRÊMIO LITERÁRIO E DVD DA ORQUESTRA BARROCA

Dentro da programação de aniversário dos 349 anos de Manaus o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), lançou nesta quarta-feira, 24/10, à noite, no Les Artistes Café Teatro, Centro, o DVD da Orquestra Barroca do Amazonas, a 8ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus. A programação também contou o lançamento do livro “Manaus Referências da História”, da escritora e historiadora Etelvina Garcia.

 “Essa última edição teve uma concorrência extraordinária de todas as partes do Brasil, com alto nível e qualidade, isso nos animou e vamos lançar o novo edital”, destacou o presidente do Concultura Márcio Souza, durante o evento.

 O conselho lançou também o DVD “Pastores do Amazonas”, obra de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, interpretada pela Orquestra Barroca do Amazonas, organizada pelo trabalho de restauro e memória do professor do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. Márcio Páscoa.

 “A orquestra é uma iniciativa de professores e alunos da UEA, tocamos músicas do século XVIII e XIX com cópias de instrumentos daquela época, diferente do que se toca hoje. Nosso principal interesse é a recuperação do patrimônio musical brasileiro dessa época em questão”, comentou Páscoa.

 Segundo Páscoa, a obra Pastores do Amazonas, de Tenreiro Aranha estava restrita apenas a um libreto – parte literária. Mas em 2014, foi feita uma reconstrução do que seria o espetáculo, com a parte cênica e musical, pelos alunos do curso de pós-graduação em Letras e Artes, da UEA. Na ocasião, a apresentação da obra de 1793 foi registrada e a Prefeitura de Manaus, resolveu lançar o DVD.

 A Orquestra Barroca existe desde 2009, e no Café Teatro executou trechos de obras apresentadas há três anos, também no aniversário da cidade, que agora viraram um DVD que está sendo lançado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *