MENOS DA METADE DA POPULAÇÃO NO AM SE VACINOU CONTRA GRIPE A DUAS SEMANAS PARA FIM DA CAMPANHA

Duas semanas para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, ainda faltam 28,4 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. Balanço do Ministério da Saúde mostra que menos da metade das pessoas que fazem parte do público-alvo, tomou a vacina. No Amazonas, a coberta é de apenas 36,82%, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações deste sábado (19).

A população tem até 1º de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação de todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até essa data.

O público alvo a ser vacinado no Amazonas é de cerca de um milhão de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90%, o que corresponde a 900 mil pessoas. Até este sábado (19), 342 mil doses haviam sido aplicadas.

Em todo o país, até 16 de maio, foram vacinadas foram vacinadas 26 milhões de pessoas. Este total considera todo o público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. Dessas, 21,4 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

No Amazonas, o público com maior cobertura, até o momento, é de puérperas, com 50,48%, seguido pelos idosos (47,45%) e professores (43,85). Entre as gestantes, a cobertura de vacinação ficou em 32,15% e indígenas 39,54%. Crianças têm cobertura vacinal de 32,59% e trabalhador de saúde, 37,17%. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Fonte: portal g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *