Blog do Marcell Mota

EXCLUSIVO: SECRETÁRIA JANAINA CHAGAS BUSCA A VALORIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE E DOS ATLETAS DO ESTADO DO AMAZONAS

Por meio de uma entrevista exclusiva ao Blog, a secretária estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaína Chagas, destacou um pouco do seu planejamento e ações voltadas ao esporte e atletas do Amazonas.

Janaína explicou que os planejamentos já começaram e seguem cronograma de acordo com orientações do Governador Amazonino Mendes.

“A princípio nós precisamos organizar e arrumar a casa, que é o objetivo principal do Governador Amazonino, foi pra isso que ele foi eleito. Estamos trabalhando nessa organização, buscando todas as informações e tudo o que nós possamos fazer para, inclusive, regularizar dívidas que foram deixadas. Mas com uma positividade muito grande no sentido de já planejarmos um futuro próspero, um futuro mais ativo no esporte, na juventude e no lazer do Estado do Amazonas. Com o objetivo de popularizar de fato o esporte, de colocar a comunidade, os bairros e os municípios na prática esportiva e na prática de atividade física”, disse.

Enquanto aos projetos, a secretária destacou, que além da inclusão social a Sejel buscará parcerias desenvolvendo um intercâmbio entre secretarias.

“Os projetos da Sejel são voltados para a comunidade, para a inclusão social. Queremos atingir a transversalidade das idades, de crianças a idosos, todos dentro das atividades físicas e do esporte, na capital e nos municípios do Amazonas. Vamos realizar parcerias com outras secretarias e com universidades também. Vamos trazer eventos esportivos para a capital, que deixem um legado, buscar uma forma da gente fazer um intercâmbio de experiência e de cultura”, enfatizou.

Enquanto as expectativas para 2018, Janaina Chagas contou que são fantásticas, e acredito que o governador quer incentivar e valorizar a juventude do nosso Estado através do esporte.

“É imprescindível que essa valorização aconteça. Inclusive ele já sinalizou com um considerável aumento no nosso orçamento e isso nos deixa muito felizes de saber que nós teremos mais possibilidades de trabalho para levar o esporte, a juventude e o lazer para a população de uma forma geral”, argumentou.

Janaina finalizou a entrevista exclusiva falando sobre a sua visão a frente da Sejel.

“A visão é realmente que a gente precisa utilizar o esporte como ferramenta de transformação e que a gente consiga impactar diretamente na sociedade. De forma pelo menos de curto a médio prazo, porque de longo prazo são as categorias de base, que a gente também planeja incentivar e valorizar, mas que o reflexo disso não vem de forma imediata. De forma pontual, queremos transformar a juventude e fazer o link não as drogas, sim ao esporte, sim as atividades físicas, sim a saúde”, finalizou.

Perfil da Secretária

Nascida em 06 de maio de 1984, Janaina Chagas Câmara é filha de Jaqueline Chagas Câmara e Octávio Beleza da Câmara. Formada em Direito (6.678 OAB/AM) pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Estratégias de Mídias Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Janaina, atleta nata e representativa no esporte, fez parte da seleção Amazonense de Voleibol. É faixa marrom de judô, modalidade em que foi tricampeã representando o Ceará entre os anos de 1994 e 1996, e em 1997 foi campeã pelo Amazonas. Também praticou tênis e defendeu o Estado em três edições do Campeonato Brasileiro. Como jogadora de futebol fez parte do time B do Barcelona, quando residiu na Espanha, em 2000.

Em 2012 assumiu o cargo de diretora de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE). Ocupou o cargo de presidente do Diretório Central do Estudante – DCE pela Uninorte e ao longo do seu mandato levou mais de 240 atletas para o Jub’s (Jogos Universitários Brasileiros), JUA’s (Jogos Universitários do Amazonas) e também Olimpíadas Universitárias. Atuou também como coordenadora da equipe de Voluntariado da Copa do Mundo FIFA de 2014.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *