COM NOVO SERVIÇO DIGITAL, TRABALHADOR DO CAMPO DEVE TER MAIS FACILIDADE NO ACESSO AO CRÉDITO

Neste mês, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), apresentou uma novidade que promete facilitar a vida do produtor rural brasileiro. É que o órgão acaba de lançar um novo serviço, totalmente digital, para obtenção de crédito.

A iniciativa, que acontece por meio do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário, pode ser acessada pelo site do Ministério da Agricultura.

Como incentivo à produção agrícola no país, a nova plataforma tem como foco, principalmente, facilitar e dar dinamismo ao acesso ao crédito rural para aquisição de terras e da infraestrutura básica e produtiva. Ou seja, é mais uma alternativa para que o trabalhador busque por novos terrenos para sua produção rural, mas também pesquise por implementos agrícolas necessários ao cultivo, como peças de trator à venda, por exemplo.

De acordo com a SAF é possível que o serviço reduza o prazo médio de tramitação das propostas de financiamento de 24 meses para aproximadamente seis meses. Uma agilidade que só tende a beneficiar o trabalhador do campo. Afinal, o processo para obtenção de crédito passou por mudanças. De modo geral, foi reduzido de 12 para seis fases de atendimento, divididas em: Solicitação; Análise Estadual; Análise Federal; Análise Financeira; Ajustes de correções e pendências; e Finalização.

No entanto, é importante reforçar que embora o serviço seja 100% digital, ou seja, dispensa a necessidade de entrega de documentação física ao governo federal, a aplicação desse crédito por parte do trabalhador pode ocorrer de inúmeras formas. De maneira física ou virtual. É possível ir em busca de venda de peças online, mas também é permitido ir até uma loja, por exemplo.

Já em casos de compras de imóveis, o serviço digital “Obter Crédito – Terra Brasil”, tem um importante papel online. Isso porque, além de fornecer agilidade no processo de avaliação da elegibilidade do candidato e do imóvel rural, ele disponibiliza informações sobre preços na região de interesse do candidato.

fontes:d24am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *