PREFEITO ARTHUR NETO VISTORIA INSTALAÇÃO DE LED E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA NO COLÔNIA SANTO ANTÔNIO  

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, acompanharam na manhã desta segunda-feira, 18/11, o início dos trabalhos de substituição das luminárias convencionais por LED no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte da cidade. A troca das luminárias começou pelas ruas Sorriso e Rafael Siqueira. 

Os trabalhos fazem parte do planejamento da Prefeitura de Manaus que pretende chegar a 60 mil pontos este ano e foi uma promessa direta do prefeito aos moradores, durante a inauguração de um reservatório de água no bairro, na semana passada. A ação também vai estabilizar as 48 ruas do bairro com serviços de recapeamento e tapa-buracos.

“Nós antecipamos o mutirão de obras que iria começar em dezembro. Queremos estabilizar as 48 ruas e mais o LED. Vamos começar com quatro ruas e vamos atendendo as necessidades, assim como em toda a cidade”, disse Arthur Neto. “É um trabalho que não para. É ter metas, planos, insistir e persistir em avançar no nosso trabalho. Esse é o segredo do sucesso”, afirmou.

O prefeito lembrou que a iluminação de LED já foi levada para toda a cidade. “Chegamos em todos os bairros, priorizando os corredores viários. E somos exemplo nisso também, inclusive com procura de outras cidades para que possamos dar informações. Nós somos a capital do LED, em proporção, enquanto muitas cidades grandes nem descobriram o LED ainda”, destacou.

Manaus já conta com mais de 58 mil pontos de iluminação a LED dos 127 mil existentes. A meta é fechar este ano com 60 mil pontos instalados. Todos os 66 bairros de Manaus já receberam melhorias no sistema de iluminação pública, com a instalação de lâmpadas LED em ruas, praças, passarelas de travessia de pedestres e academias ao ar livre. Cinco deles – Colônia Antônio Aleixo, Zumbi, Centro Histórico e Monte Sinai – contam com 100% de LED.

Números

A iluminação LED além de mais eficiente, garante maior luminosidade e sensação de segurança, fatores que têm levado a Prefeitura de Manaus a investir mais fortemente nas zonas Norte, com 14.859 pontos, correspondendo a 26%, e Leste, com 11.875 pontos, correspondendo a 20%. Os dez bairros com maior quantidade de iluminação a LED são, por ordem decrescente: Cidade Nova, Flores, Centro, Cidade de Deus, Parque 10 de Novembro, Tarumã, Colônia Terra Nova, Compensa, Jorge Teixeira e São José Operário. 

“Quando a gente traz iluminação a LED, melhora a qualidade da iluminação pública e também dá uma maior sensação de segurança à população”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Parceria e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves.

Os moradores também acompanharam o início dos trabalhos e fizeram questão de agradecer ao prefeito. “Será um grande benefício para a comunidade e queremos agradecer ao prefeito por isso”, disse o morador Fábio Martins.

Aplicativo e 0800

Para facilitar o dia a dia da população, a Prefeitura de Manaus disponibilizou o aplicativo “Manaus+Luz” para solicitação de serviços de iluminação, disponível gratuitamente nas lojas de apps, em que é necessário realizar um cadastro inicial com nome, número do CPF e e-mail.

O registro da solicitação para serviço de iluminação, que pode ser lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia e lâmpada oscilando, será executado com base na localização do problema. Os protocolos abertos pelos usuários podem ser acompanhados pelo aplicativo e cada solicitação tem um prazo de até 48 horas para ser executada.

Também está disponível o 0800 201 0001, em funcionamento 24 horas, para solicitações sobre iluminação pública.

A Prefeitura de Manaus já instalou 41 faixas de pedestres com iluminação a LED implantadas em trechos de grande circulação de veículos e pedestres, que ajudou a reduzir consideravelmente o índice de atropelamentos nas áreas implantadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *