PREFEITO INAUGURA NOVO RESERVATÓRIO DE ÁGUA NA CIDADE DE DEUS PARA ATENDER A 150 MIL PESSOAS

Mais de 150 mil moradores dos bairros e comunidades das zonas Norte e Leste de Manaus serão beneficiados com um novo reservatório de água tratada com capacidade de armazenar três milhões de litros, inaugurado nesta terça-feira, 5/11, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e a empresa concessionária Águas de Manaus. É o quarto de um conjunto de cinco reservatórios entregues este ano, que ampliarão a capacidade de reserva de água tratada em 30 milhões de metros cúbicos, suficientes para atender mais de 500 mil pessoas em toda a cidade.

Segundo o prefeito, as novas estruturas fazem parte do planejamento para acompanhar o crescimento da cidade, que já tem 98% das residências abastecidas com água tratada e de qualidade. “Trabalhamos em várias frentes e a questão da água nós resolvemos, acompanhando o crescimento vegetativo da cidade. Juntamente com a Águas de Manaus, procuramos fazer tudo o que é possível para manter o abastecimento com qualidade”, afirmou, lembrando da importância em aumentar a capacidade de armazenamento de água em todas as zonas da cidade.

Arthur disse, ainda, que tem total confiança no cumprimento das metas estabelecidas para o esgotamento sanitário na cidade, que prevê o maior investimento até 2030, quando devem ser atendidos 80% das moradias da cidade.

“Uma das minhas obsessões sempre foi o esgotamento sanitário, mas eu não pude fazer na minha primeira gestão, porque naquela época era do Governo do Estado. Em 2013, recebi a cidade com apenas 4% – hoje supera os 20% – de esgotamento sanitário e com uma previsão de 80% para 2045. Fizemos a revisão contratual para que esse percentual seja alcançado até 2030”, destacou o prefeito. “Com essa nova empresa, tenho confiança de que será cumprido. Renovei minha confiança, tanto pela existência da nossa agência reguladora, quanto pelo portfólio e composição societária da nova concessionária”, completou. 

O sistema de abastecimento da cidade de Manaus possui atualmente 185 reservatórios. Neste ano, a concessionária inaugurou três unidades nos bairros Jorge Teixeira, Cidade Nova e Compensa. A Águas de Manaus ainda entregará mais uma unidade de reservação até o final do ano, no bairro Colônia Santo Antônio. Juntos, os cinco novos reservatórios agregados ao sistema aumentarão a reserva de água tratada na cidade em 30 milhões de litros, beneficiando uma população superior a 500 mil pessoas na capital.

Com isso, a concessionária reforça o compromisso em oferecer saúde e qualidade de vida para a população de Manaus. “Tem uma série de ações que estamos fazendo para melhorar ainda mais o abastecimento e a qualidade do serviço em Manaus”, afirmou o diretor-executivo da empresa Águas de Manaus, Luiz Couto.

A nova unidade está localizada na rua Goiás, esquina com a rua Amazonas, e teve suas obras iniciadas em outubro de 2018, executadas pela empresa Águas de Manaus e fiscalizadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). “Estão sendo consolidadas as metas contratuais, principalmente no abastecimento dessa região da cidade, respeitando o crescimento vegetativo”, disse o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

O reservatório inaugurado na Cidade de Deus amplia a capacidade de armazenamento da região para 8 mil metros cúbicos de água tratada, pois a localidade já possui um reservatório de 5 mil metros cúbicos. A obra vai ajudar na redução das oscilações na pressão de abastecimento de água da área. Entre os moradores beneficiados com a entrega da nova unidade estão os da Cidade de Deus I e II, Alfredo Nascimento I e II, Aliança com Deus, Fazendinha I e II, Santa Bárbara, Cj. Viver Melhor II, Gustavo Nascimento, Nossa Senhora de Fátima II, Conjunto Ben-Hur, Braga Mendes, Val Paraiso, Bom Jardim e Morro da Catita.

“A gente vê que as pessoas já estão bastante felizes com esse trabalho e a gente vê um futuro melhor”, afirmou o líder comunitário da comunidade Alfredo Nascimento, Carvalho Souza. “A falta de água ficou no passado”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *