PRESIDENTE DA CÂMARA AFIRMA QUE TRABALHOS COMUNITÁRIOS TERÃO MAIOR VISIBILIDADE COM NOVO PAINEL

O novo painel eletrônico da Câmara Municipal de Manaus (CMM) começou a funcionar nesta segunda-feira (26) e dará maior visibilidade aos trabalhos que hoje são realizados pelos vereadores nos bairros, principalmente por meio das comissões interativas, de acordo com o presidente da casa legislativa, Joelson Silva (PSDB). O resultado de serviços internos e externos – entre os quais aqueles voltados para o direito do consumidor, cidadania, saúde, transporte, educação, entre outros – poderá ser mostrado pelos parlamentares como prestação de contas, e socializado de forma on-line pelo novo sistema.

O novo equipamento é do tipo painel vídeo wall (LCD) e possui 4,32 metros de largura por 1,83 metros de altura. Registro de presença, tempo de fala e até apresentação de imagens sobre queimadas na Amazônia puderam ser testados nesse primeiro dia de funcionamento.

Joelson Silva ressaltou a transparência, segurança e confiabilidade que o painel eletrônico começa a gerar, e observou que o novo sistema precisa de um tempo de adaptação para alavancar de vez.

“O painel é uma grande conquista e atende ao clamor da sociedade. Com ele temos a possibilidade de registrar a nossa presença, fazer a ordem do dia, as votações por meio da biometria, os relatórios on line para as redes sociais que nos acompanham. Iniciamos também um processo de trabalho em nossas comissões. Temos 260 projetos e a prestação de contas pode ser feita da tribuna, mostrando tudo no painel. Vai ser muito importante”, frisou.

O presidente fez referência, ainda, ao antigo equipamento informando que, sem manutenção adequada e por já estar ultrapassado, deixou os parlamentares na mão em várias situações. Ele também destacou o trabalho da Visual Sistemas Eletrônicos Ltda., empresa responsável pelo novo painel e que também presta serviços de manutenção para o Senado Federal, Câmara dos Deputados, assembleias legislativas de vários estados e câmaras municipais.

“Agradecemos a todos que colaboraram de forma direta ou indiretamente para a implantação desse novo equipamento, que só nos aproxima ainda mais da população com trabalho e responsabilidade”, disse o presidente.

TV Câmara

Joelson Silva também aproveitou o pequeno expediente para informar que esteve em Brasília recentemente, no sentido de confirmar a parceria com a TV Câmara para liberação do canal digital da TV CMM.

“São dois anos cheios de problemas, pois o processo não tramitou como deveria e acabou voltando para o início. Mas, graças ao empenho e apoio de pessoas como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM)  e do senador Plínio Valério (PSDB), já percorreu ao menos 80% e o processo está fase de conclusão”, disse o presidente.

Pré-cadastro

Para utilização do novo painel é realizado um pré-cadastro de cada vereador, com a coleta de informações básicas, com RG, CPF, nome completo, partido, inserção de foto e, por fim, colhida a digital. As informações ficam num banco de dados altamente seguro, que garante a veracidade, confiabilidade do que for registrado no painel.

“Hoje o painel só é liberado para o vereador, a partir do momento que ele entra com a digital dele. Registrou a presença, segue a tramitação normal. Toda ação que ele fizer, mesmo que em outro terminal, é automaticamente registrada no nome daquela digital”, observou o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação da CMM, José Maria de Jesus Júnior.

Outros parlamentares

Entre os vereadores que enalteceram o esforço da CMM em cada vez mais modernizar suas instalações e serviços prestados está o vereador Elias Emanuel (PSDB), que aproveitou para sugerir à mesa diretora, que trabalhe na instalação de placas de energia solar, por mais economia na casa legislativa, a exemplo do que ocorre hoje na paróquia de São Geraldo, localizada no bairro de mesmo nome, zona Centro-Sul.

Cláudio Proença (PR) indagou se o novo painel irá funcionar de forma pontual, cronometrando o tempo de cada parlamentar. Joelson Silva respondeu que tudo será ajustado e adaptado de acordo com a nova tecnologia.

Ewerton Wanderley (PHS) parabenizou pelo novo painel e foi o primeiro a utilizar o equipamento com imagens sobre queimadas na Amazônia, tema abordado por ele durante o pequeno expediente.

Amaury Colares (PRB) também parabenizou a mesa diretora e reconheceu que o painel eletrônico dará maior transparência, trará imagem em melhor definição e irá “aposentar” o reprojetor na hora de mostrar os vídeos.

Benefícios

Como benefícios do painel eletrônico de votação destacam-se o aumento da produtividade e maior agilidade, total transparência e maior visibilidade, modernização das sessões e eventos, identificação biométrica e controle do tempo de tribuna.

O novo sistema poderá ser visto ainda em sessões solenes, pois o painel vídeo wall também é utilizado como um grande telão com altíssima qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *